Panorama da retomada do Turismo em Goiás

Dados mostram importância do setor para economia de Goiás. Informações estão no XX Boletim do Observatório da Goiás Turismo.

O XX Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, apresenta resultados da pesquisa intitulada "Percepção do Turismo nos Municípios Goianos". O levantamento foi realizado no primeiro semestre deste ano. Segundo o Boletim, emprego e renda foram os benefícios mais citados pela população quando os pesquisadores perguntaram sobre a contribuição do Turismo para a comunidade local. 

Para contextualizar o questionamento e respostas, o Observatório do Turismo se inspirou no texto da pesquisadora Kely Cristina Mendes da Silva, onde diz que o turismo é uma atividade marcante nas sociedades pós-industriais, um fenômeno econômico, político, social e cultural dos mais significativos que se originou e se desenvolveu com o capitalismo. Ele tem representado, nas últimas décadas, uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, geradora de postos de trabalho e de divisas. Segundo a estudiosa, ao analisar o turismo, sob os aspectos econômico e social, é possível avaliar a sua capacidade de gerar empregos, distribuir renda, captar divisas e proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Assim, o turismo é visto como parte constitutiva de um processo de desenvolvimento sustentável. 

O Boletim também traz estudo realizado pela pesquisadora Mariana Aldrigui, bacharel em Turismo, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). A pesquisadora aponta que 21 atividades estão diretamente relacionadas ao turismo. Elas se somam a outras 191 atividades compartilhadas, 142 indiretas. Em situações de mercado aquecido, mais 217 se beneficiarão, totalizando 571 setores envolvidos.

O Boletim conclui que , como estamos em pandemia e em processo de retomada das atividades do turismo, ainda é momento de restaurar a segurança, compartilhar informações relevantes e acentuar cuidados, a partir das novas exigências por conta da COVID-19 e seus desdobramentos.

Confira todos os dados 
CLIQUE NA IMAGEM

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.