Governo de Goiás realiza 3ª edição da campanha GoiásFomento na Rota do Turismo nesta sexta-feira (22/10), em Rio Quente

Ação, em parceria com a Goiás Turismo e prefeituras, tem como objetivos divulgar linhas de crédito especiais destinadas ao setor e impulsionar a retomada da atividade. R$ 28 milhões estão disponíveis para empresas do ramo. Podem buscar empréstimo, junto à instituição financeira, os empreendedores de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens e guias de turismo

O Governo de Goiás promoverá nesta sexta-feira (22/09), em Rio Quente, a terceira edição da campanha GoiásFomento na Rota do Turismo, uma ação que está sendo realizada pela Agência de Fomento em conjunto com a Goiás Turismo. O evento será realizado no Hotel Veredas, a partir das 9h, e contará também com a parceria da Prefeitura de Rio Quente.

A campanha visa divulgar as linhas de crédito destinadas a apoiar a retomada e o fortalecimento dos negócios da cadeia do turismo. A GoiásFomento ainda dispõe de R$ 28 milhões para financiar projetos do setor, provenientes do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que foram repassados pelo Ministério do Turismo por meio de convênio.

Podem pleitear empréstimo junto à instituição financeira os empreendedores de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens e outras empresas do setor turístico, além de guias de turismo. Eles precisam ter registro no Cadastro do Turismo (Cadastur), conforme o artigo 21 da Lei 11.771/2008.

Benefícios

O presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, afirmou que o Governo de Goiás desenvolve ações de incentivo à retomada da economia e para o setor turístico, oferece linhas de crédito especiais, com as menores  taxas de juros do mercado e prazo de pagamento ampliado. “A intenção é promover a geração de emprego e renda, no apoio as empresas do mapa turístico goiano”. 

O secretário de Turismo, Cultura e Eventos de Rio Quente, Romero Machado Silva, disse apostar muito na parceria com a GoiásFomento, pois acredita que ela vai trazer benefícios importantes para os empresários locais, principalmente na retomada da economia. “O setor do turismo foi o mais impactado no momento da pandemia. Agora a gente precisa fortalecer nosso trade turístico, para que ele possa se manter competitivo nesse momento em que estamos retomando as atividades turísticas no município”, afirmou.

A campanha GoiásFomento na Rota do Turismo já foi realizada em Caldas Novas e na Cidade de Goiás.  Os eventos de ambas as edições reuniram grande número de empresários de hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo e outros empreendedores que atuam no setor. Eles se mostraram interessados e ouviram atentamente as explicações dos técnicos da Agência de Fomento a respeito dos financiamentos disponíveis. Os interessados, depois de uma consulta, saíram sabendo o valor do crédito pré-aprovado a que teriam direito e providenciaram a documentação para pleitear o financiamento, seja para capital de giro ou para investimento.

A empresária Rosângela Alves é proprietária do Restaurante e Pizzaria Saborela, na entrada de Caldas Novas, cidade vizinha de Rio Quente. Ela conseguiu financiamento na GoiásFomento ainda no período mais agudo da pandemia. Conforme ela, o dinheiro foi investido na ampliação da estrutura física e na aquisição de equipamentos. 

“Essa ajuda da GoiásFomento para os microempresários é um fôlego a mais para continuar trabalhando. Aqui, na nossa empresa, chegou na hora certa para podermos reabrir e atender a demanda de turistas, que aos poucos estão voltando para a região das águas quentes. Estamos colhendo bons frutos”, garantiu.

Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.