Governo de Goiás lança Painel do Turismo Goiano

Iniciativa é fruto de parceria inédita entre Observatório da Goiás Turismo e Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Sociedade terá acesso rápido e on-line a dados do turismo no Estado. Plataforma está disponível no site da autarquia 

O Governo de Goiás, por meio do Observatório da Goiás Turismo e do Instituto Mauro Borges de  Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), lançou, nesta quinta-feira (02/12), o Painel do Turismo Goiano. O anúncio foi feito durante o Seminário Somos Todos Goiás, webinar que reuniu renomados profissionais para discutir a gestão estratégica de dados no setor. 

Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, o Painel do Turismo Goiano, desenvolvido em Power BI,  é uma plataforma interativa e dinâmica, onde o usuário poderá aplicar filtros e visualizar diversas informações sobre o turismo no Estado.  Por meio da ferramenta são apresentadas informações relativas ao mercado de trabalho, perfil social e econômico do trabalhador, volume de atividades e receita nominal, participação do turismo na economia goiana e indicadores que permeiam o turismo, Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice de Desempenho dos Municípios. “A iniciativa é fruto de parceria inédita entre o Observatório do Turismo e o Instituto Mauro Borges. Com isso, toda a sociedade terá acesso rápido e on-line a dados do turismo no Estado”, comemorou. 

Ao participar da abertura do Seminário Somos Todos Goiás , o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou a importância da pesquisa para o trabalho da autarquia e para o mercado. Ele ressaltou que, durante a pandemia,   foram 66 boletins publicados, com estudos sobre os impactos da crise causada pela Covid-19 no turismo. “Agora, o setor voltou muito forte. Temos um grande desafio para 2022 e contamos com o Observatório para transformar o turismo desse país. Sem dados, sem informação não tem planejamento. E a gente está muito feliz com essa contribuição do Instituto Mauro Borges” , afirmou. 

O secretário-geral de Governo de Goiás(SGG), Adriano da Rocha Lima, também prestigiou o painel de abertura do Seminário. Ele ressaltou a importância da colaboração entre as pastas. Segundo o secretário, o IMB – órgão jurisdicionado à SGG – conta com pesquisadores com formação nas principais universidades do país e que realizam um trabalho fundamental para a elaboração e aplicação das políticas públicas pelo Governo de Goiás. “Esse esforço todo feito pelo IMB e pelo Observatório, entregando mais informações para que a gente tenha um planejamento, já mostra que estamos no caminho certo. E os números  mostram a força da nossa economia, do nosso turismo, da nossa geração de empregos na recuperação. Estamos no momento de retomada. E essa retomada passa pela força do turismo”, garantiu.

O Painel do Turismo Goiano pode ser acessado no site da Goiás Turismo, na aba do Observatório, clicando na imagem acima

 

Somos Todos Goiás

Profissionais renomados se reuniram, nesta quinta-feira (02/12), durante o III Seminário Somos Todos Goiás , para debater a "Gestão Estratégica de Dados no Turismo de Goiás". Durante o evento, além da apresentação dos trabalhos do  Instituto Mauro Borges, do Observatório do Turismo e lançamento do Painel do Turismo Goiano - BI Business Intelligence, os participantes tiveram a oportunidade de discutir, também, o Programa de Compliance Público como estratégia na Gestão da Goiás Turismo; Mercado de Trabalho do Turismo Goiano; e Inteligência e Pesquisa de Mercado e a Gestão do Turismo em Goiás na Prática.

 

A gravação está disponível no canal da Goiás Turismo no YouTube (https://youtu.be/XecsT33OAdI)

 

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.