Secretários estaduais de turismo defendem exigência de Passaporte da Vacina para turistas estrangeiros

Assunto foi debatido durante 102ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada em Bonito (MS). Na ocasião, foi empossada nova diretoria. Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comanda Fórum no próximo biênio

O presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, foi empossado, nesta quinta-feira (09/12), na presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) para o biênio 2021/2023, durante a 102ª reunião ordinária da entidade, realizada em Bonito (MS).

A reunião híbrida contou com a presença de 16 secretários. Outros 8 dirigentes participaram remotamente. Na ocasião, Fabrício Amaral defendeu a união dos estados em prol do desenvolvimento do turismo no País. "Assumimos num momento difícil,  sobretudo no ano que vem, mas nós gostamos de desafios. Vamos deixar um legado no Fornatur", emendou.

A nova equipe do Fórum tem Bruno Reis (da Empresa Potiguar de Promoção Turística), na Vice-Presidência e Jefferson Moreno (da Secretaria de Turismo de Mato Grosso) como vice-presidente da Região Centro-Oeste. As demais diretorias regionais são ocupadas por mulheres. Ruth Avelino (da Empresa Paraibana de Turismo) representa a Região Nordeste; Rosa Janaína (Secretaria de Estado do Turismo do Amapá), a Região Norte; Lenise Loureiro (da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo) representa a Região Sudeste; e Isabela Tioqueta (da Paraná Turismo), a Região Sul.

O Fornatur é responsável por deliberar sobre os temas importantes do Turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na preparação e na implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor. 
 

Pautas

Durante o encontro, os secretários discutiram a exigência do Passaporte da Vacina para turistas estrangeiros. Todos foram favoráveis à recomendação formal da entidade ao Ministério do Turismo para que o turista mostre o passaporte internacional de imunização completa ao entrar no Brasil. Segundo os dirigentes, a portaria, que exige a quarentena para viajantes que chegam aos aeroportos, será ”inócua” porque o País não terá condições de fiscalizar o cumprimento da medida. De acordo com a portaria,  todos os viajantes, vacinados ou não, deverão apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), que pode ser preenchida no site da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), e um teste negativo para Covid-19 (de antígeno ou PCR). Quem não estiver com a imunização concluída 14 dias antes do embarque, terá que fazer  quarentena de 5 dias assim que chegar ao Brasil. 

A reunião do Fornatur foi marcada, também, pelos debates sobre os critérios de adesão dos municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro. As dúvidas serão repassadas ao Ministério do Turismo,  que se comprometeu a se reunir com as secretarias. 

Além disso, os participantes conheceram o projeto “ Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O movimento nacional, formado por pessoas e organizações, visa contribuir com propostas que impulsionem o turismo, principalmente após o impacto da pandemia.

Na ocasião, o Fornatur e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas assinaram um termo de cooperação que prevê a realização de campanhas de divulgação dos destinos turísticos brasileiros e incentivo à retomada das viagens. O projeto “Voar de Novo”,  apresentado pelo presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, vai mostrar o papel da aviação no retorno seguro do turismo. 

Durante 102ª Reunião Ordinária do Fornatur, realizada em Bonito (MS), foi empossada nova diretoria para biênio 2021/2023

 

Fotos: Fornatur 

 

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.