Presidente do Fornatur, Fabrício Amaral e secretários de turismo se reúnem com ministro Gilson Machado para discutir ações preventivas de ecoturismo, após tragédia em Capitólio (MG)

"É assunto que devemos colocar  em pauta urgentemente”, alerta presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Reunião será nesta segunda-feira (10/01), às 17h. Ministro do Turismo receberá secretários de todos os estados brasileiros para debater ações fiscalizatórias

O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, e secretários de todos os estados brasileiros se reúnem, nesta segunda-feira (10/01), às 17h, com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para tratar do acidente ocorrido em Capitólio, Minas Gerais, e discutir medidas que podem ser adotadas, em nível nacional, para evitar a ocorrência de tragédias durante a prática de ecoturismo. No último sábado (08/01), uma rocha se desprendeu do paredão do cânion do Lago de Furnas e atingiu embarcações cheias de turistas. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de 10 pessoas, além de outras dezenas de vítimas feridas. 

Presidente do Fornatur e da Goiás Turismo, Fabrício Amaral

Após o acidente, especialistas têm alertado para a necessidade de gerenciamento de risco, controle e fiscalização das práticas de ecoturismo no País. Na reunião com o ministro Gilson Machado, o Fornatur  visa traçar medidas de prevenção para os acidentes naturais em cânions, cachoeiras, rios e córregos. 

Fabrício Amaral, que também é presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), afirma que este é um tema polêmico que precisa ser enfrentado. “Temos normas técnicas da ABNT, alguns estados que são referência nesse sentido, mas as empresas e o poder público precisam regulamentar as regras de controle e fiscalização nos municípios e, em âmbito estadual, nas unidades de conservação. É um assunto que devemos colocar  em pauta urgentemente”, alertou. 

Local do acidente no Município de Capitólio - MG

 

Serviço
Assunto: Fornatur e Ministério do Turismo discutem regulamentação de práticas do ecoturismo

Quando: segunda-feira (10/01), às 17h 

Onde: reunião virtual restrita aos secretários estaduais de turismo e Ministério do Turismo

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.