1ª Feira Gastronômica de Faina atrai 5 mil visitantes em três dias de festa

O evento apoiado pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) teve como jurados renomados chefes da culinária goiana

A 1ª Feira Gastronômica de Faina aconteceu entre os dias 27 e 29/05 e atraiu cerca de cinco mil pessoas nos três dias de evento, que prestigiaram a apresentação de pratos inspirados na culinária sertaneja. O festival foi realizado pela prefeitura do município por meio de convênio com Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), que disponibilizou verba para a organização da estrutura e das atrações artísticas que se apresentaram na festividade.

Para o prefeito de Faina, Paulo Roberto Vieira, a população fainense recebeu a festividade com alegria e satisfação. O gestor ressalta que o apoio do governo estadual foi primordial para a realização do evento. “A primeira Feira Gastronômica de Faina foi um marco para a região e se deve graças ao incentivo do governador Ronaldo Caiado e da Goiás Turismo. Nunca tivemos um evento tão grandioso na região do Vale do Araguaia”, completa.

Secretário de Cultura de Faina, Weslle Fellippe de Araujo participou da elaboração e execução do projeto da festa, Ele explica que a parceria com a Goiás Turismo se deu por meio de edital. “Tivemos total apoio da Goiás Turismo por meio do presidente Fabrício Amaral e sua equipe, sempre que precisávamos de orientações. Isso nos trouxe segurança para executar o projeto”, pontua.
 

O consultor em gastronomia e proprietário de restaurante, em Goiânia, Caio Luciano de Barros Jardim, o chefe culinário, Aloísio dos Reis Luz Godinho, e a integrante da da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e especialista em Folclore, Mara Públio Veiga Jardim, foram jurados na feria. Eles escolheram as melhores receitas. 

Dois pratos em duas categorias diferentes foram classificados. Na categoria sal, venceram Paulo Sérgio dos Santos Machado, 1º lugar com uma feijoada mais acompanhamento, e Domingos Abadio da Silva, 2º lugar, pernil de panela e leite com guariroba. Já na categoria doce, Maury Ramos, 1º lugar com rapadura fainense e uma receita própria de rapadura e Elmes Moreira da Silva, 2º lugar com doce de leite cremoso. Todos os participantes foram premiados.

Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo)

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.